quarta-feira, 18 de maio de 2011

"Sou maluco para te amar e louco para te salvar"

E aí pessoal!? Hoje tô afim de falar desse cara aqui, ó:


             Calma, esse não é Inri Cristo antes de se tornar "pop". Ele é José Datrino, ou se preferirem podem chamá-lo de "Gentileza", ou ainda, profeta Gentileza. Bom esse senhor é mais um "Napoleão", porém não digo isso no sentido pejorativo, digo porque é assim que muitos olham para pessoas como ele, "é só mais um louco", e pensando nisso vamos tratá-lo como tal. 
          Mas então por que perder tempo com um maluco? Bom, porque esse maluco perdeu tempo com você!

    A criança: 
         Primeiro permitam-me apresentá-lo a vocês, seu nome, como já foi dito, é José Datrino, ele é de Cafelândia - São Paulo, nascido em 11 de abril de 1917, cresceu em uma família simples junto com mais onze irmãos (tá, nem tão simples assim), a sua infância foi marcada por muito trabalho (no campo) e por uma situação peculiar, quando aos treze anos de idade começou a ter "premonições" sobre sua missão na terra o que levou a sua família a tachá-lo de louco desde cedo. José Datrino (que ainda não era Gentileza) passou a acreditar que um dia, depois de estruturar família, deveria deixar tudo para traz e partir em pró de sua missão.
   
   A missão:
           Não sei se você ouviu falar, mas em 17 de dezembro de 1961, em Niterói, ouve um grande incêndio no "Gran Circus Norte-Americano", tal tragédia ficou conhecida como, A Tragédia de Gran Circus Norte-Americano, isso porque no incêndio morreram mais de 500 pessoas, crianças em sua maioria. 
      E o que o José tem haver com isso? Eu explico. Na antevéspera do natal, seis dias após o acontecimento, José acordou dizendo ter ouvido "vozes astrais" que o mandavam abandonar o mundo mateiral. Ele então pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio e sobre as cinzas do incêndio plantou um jardim. E foi aí que José Datrino tornou-se Gentileza, o Profeta, que conversava com as pessoas tentando fazê-as compreender o real sentido das palavras Gentileza e Agradecido. Levou palavras de conforto para os parentes das vítimas do incêndio, e depois foi além tentando levar sua mensagem para todo o Brasil através de murais pintados em viadutos da cidade do Rio, ficou então conhecido como José Agradecido, ou simplesmente, Gentileza.


           Gentileza faleceu em 28 de maio de 1996, com 79 anos de idade.
      
Ele pintou mais ou menos 1,5km de viadutos em forma de murais onde expressava suas ideias.



           Bom, toda essa apresentação foi pra mostrar (a quem ainda não desistiu de ler o texto), ou pelo menos tentar mostrar, que não faz sentido fechar os olhos para o que está a nossa volta e acreditar que nosso caminho já está traçado, que qualquer pessoa tem algo a nos ensinar, que são os pequenos detalhes que fazem os grandes planos darem certo e que não adianta ficar parado esperando que o messias volte, pois tantos homens dignos de admiração vieram depois e tão poucos pararam pra ver.
            Só o que eu queria, sinceramente, é que você que aguentou até aqui, pensasse em Gentileza, falasse com Gentileza, praticasse Gentileza e vivesse Gentileza.
         Não me entenda mal, não estou aqui me candidatando a mártir (minha falta de fé e concepção de mundo não permitem), também não estou dizendo pra você ser um, estou apenas lembrando que você pode fazer a sua parte...


Obs: A quem interessar, existem pelo menos duas músicas que conheço que falam a respeito do nosso simpático velhinho, uma é Gentileza do grande Gonzaguinha e a outra chama-se Gentileza também, porém é de Marisa Monte. A duas músicas são incríveis!

Abraços...


Romáryo Almeida Cavalcanti
        

Um comentário: